Quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1546 vezes
EDUCAÇÃO E CAMPO
Ouvir matéria
Entre hoje e amanhã, Ortigueira sedia o I Seminário de Educação no Campo Caminhos do Tibagi. Um dos objetivos do evento é promover a articulação e troca de experiencias entre os profissionais e os movimentos sociais ligados a educação e discutir questões que se referem ao campo.
O IFPR Campus Telêmaco Borba – Núcleo Ortigueira, é um dos promotores do evento, em parceira com as entidades que compõem o Território Caminhos do Tibagi e a Prefeitura Municipal de Ortigueira.
Cerca de 100 pessoas, entre professores, diretores de escolas, secretários de educação, gestores de políticas públicas municipais, estadual e federal e lideranças de movimentos sociais participam do encontro, onde também estão presentes o reitor do IFPR e representantes do Ministério da Educação – MEC, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Via Campesina.
Segundo o professor Roberto Martins, um dos responsáveis pelo seminário, o evento é importante para o desenvolvimento da região. “Queremos promover este debate entre poder público, instituições federais, educadores, gestores de políticas municipais e demais representantes porque pretendemos realmente sair daqui com ações concretas para instituir uma política pública de educação no campo, contando para isso com o apoio de todos os envolvidos. O município de Ortigueira e os Campos Gerais contam com uma extensa população vivendo na zona rural e que precisa ser assistida com atenção”.
Entre os assuntos a serem discutidos estão um novo desenvolvimento para o campo e as políticas públicas, a construção da educação no campo, desafios, educação indígena, além da troca de experiências das casas familiares Rurais, Via Campesina/MST, Escolas Itinerantes, Educação Indígena e outros. Os debates pretendem fortalecer a Educação no campo na região.
Fonte: Fernanda Rodrigues