Terça-feira, 23 de agosto de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1878 vezes
VACINAÇÃO
Ouvir matéria
ATENÇÃO: A secretaria da saúde informa que intensificou a vacinação contra a Hepatite B no município. A intensificação está sendo realizada nas unidades de saúde para a população que ainda não tomou a vacina, em especial na faixa etária dos 19 aos 29 anos.
A vacina é feita em três doses, sendo a segunda após um mês, e a terceira após cinco meses. A secretaria pede que a população procure as unidades de saúde o quanto antes.
--
Saiba mais – Hepatite B
O vírus da hepatite tipo B (HBV) é transmitido sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sangüíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem.
O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha. Freqüentemente, os sinais das hepatites B podem não aparecer e grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos e muitas vezes por acaso em testes para esses vírus.
Quando aparecem, os sintomas são muito similares aos da hepatite A (febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas), mas ao contrário desta, a B pode evoluir para um quadro crônico e então para uma cirrose ou até câncer de fígado.
Tratamento:
Não existe tratamento para a forma aguda. Se necessário, apenas sintomático para náuseas e vômitos. O repouso é considerado importante pela própria condição do paciente.
A utilização de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser de melhor digestão para o paciente sem apetite. De forma prática deve ser recomendado que o próprio indivíduo doente defina sua dieta de acordo com sua aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingestão de álcool. Esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente de um ano.
Prevenção:
A prevenção da hepatite B inclui o controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica; a vacinação contra hepatite B, disponível no SUS,conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B também disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI); o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde; o não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas; o uso de preservativos nas relações sexuais.
IMPORTANTE
Fonte: Fernanda Rodrigues