Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Governo

Empresas de software \"poder?o\" implantar novos projetos em Ortigueira

Segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1743 vezes

INVESTIMENTO TECNOLÓGICO


Ouvir matéria


Um grupo de aproximadamente 15 empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região estará em Ortigueira no próximo dia 21. O objetivo da visita é conhecer o município e verificar a possibilidade de instalar unidades de produção de software e outras áreas de tecnologia.

O articulador pelo desenvolvimento da atividade no município, Geraldo Magela Fraga do Nascimento, recentemente esteve em Londrina para apresentar a Lei de Incentivos Fiscais e Econômicos de Ortigueira aos empresários. Na ocasião, eles foram convidados a instalar unidades produtivas no município.

Segundo o consultor do SEBRAE, Joel Franzim Junior, a lei foi um diferencial que chamou a atenção dos empresários. \"A lei apresentada é um estímulo muito grande para que se implantem novos projetos e ações em Ortigueira. O APL pode, por exemplo, montar fábricas de softwares, criar um núcleo avançado de desenvolvimento, dar capacitação para que pessoas empreendedoras montem seu negócio na área, trabalhar com potencialidades locais como desenvolver um software para apicultura, etc. Enfim, são inúmeras possibilidades que vão gerar desenvolvimento e inovação na área tecnológica\", explica o consultor.

Franzim também destaca que o investimento no setor tem menor custo e é uma tecnologia limpa, que além de trazer desenvolvimento pode promover um trabalho social, principalmente com jovens. \"Podemos dar aos jovens essa nova possibilidade\", ressalta.

O APL de Software de Londrina e Região é hoje formado por um grupo de 180 empresas, das quais 30 formam a governança e discutem situações de interesse para o fortalecimento do setor. Além das empresas, a organização do APL conta com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

APL de Software

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região consiste em reunir vários empresários do segmento que, por meio de ações conjuntas, buscam a sustentabilidade do setor.

O APL foi criado em 2005 e beneficia empresas com grande potencial e que desenvolvem serviços na área de tecnologia de informação. O grupo tem assim um mesmo horizonte para o planejamento estratégico de suas ações, construindo uma mesma visão de mercado.

Hoje, o APL de software de Londrina e Região tem se destacado como organização no Paraná e se tornou referência no estado e em São Paulo.

\"Se o APL de software começar a atuação em Ortigueira, o que há grandes chances devido à lei de incentivos fiscais, será uma oportunidade para o desenvolvimento de novos projetos na região\", conclui Franzim.



Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também