Quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 2535 vezes
HIGIENE BUCAL
Ouvir matéria
O Centro Odontológico de Ortigueira realiza desde o mês de agosto o projeto \"Criança Sorridente\", que pretende levar a conscientização sobre a higiene bucal para a população, principalmente para as crianças. A meta é que todas as escolas da rede municipal sejam atendidas pelo projeto, sempre ressaltando a importância da prevenção.
Na quarta-feira (19), o projeto esteve na Unidade de Assistência e Estratégia da Saúde da Família (antiga Clínica da Mulher) para realizar uma palestra com as gestantes.
A equipe do projeto orientou as futuras mães sobre a higiene bucal que elas devem ter durante a gestação.
\"A saúde bucal do bebê depende de alguns cuidados que a mãe deve ter durante a gravidez, como não usar suplementação de flúor sem falar com um dentista, ficar atenta a qualquer sangramento de gengiva porque é sinal de inflamação, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de doces, entre outras coisas\", explica a dentista Priscila Falarz.
A equipe também explicou sobre os cuidados com o futuro bebê como: estimular a amamentação materna, limpar a gengiva da criança com frauda e água filtrada a partir dos dois meses, usar mamadeira sem o uso de açúcares, começar a escovar os dentes da criança sem pasta após um ano, levar a criança ao dentista também com um ano de idade e vários outros.
\"É importante que as mães, antes de engravidar, já tenham essa consciência. O que pretendemos é uma reeducação bucal, por isso levamos o projeto para crianças, para que se previnam desde cedo. É uma mudança de hábito que queremos levar para a população e esperamos os resultados a longo prazo\", explica a dentista Bárbara Serpa.
Recentemente, o projeto \"Criança Sorridente\" também passou pela Casa da Criança, onde desenvolveu sua primeira ação. Além da palestra e demonstração de escovação, as crianças passaram por uma triagem e começaram a receber atendimento no Centro Odontológico.
EQUIPE: A equipe do projeto é formada pelas dentistas Bárbara Serpa e Priscila Falarz, duas técnicas em saúde bucal, Lucrécia Manzolli e Edna Marins, a diretora do departamento de odontologia Fátima Schnider e a coordenadora, Ariane Cristina Leal do Nascimento.
Fonte: Fernanda Rodrigues