Terça-feira, 25 de outubro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 2921 vezes
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Ouvir matéria
Na última sexta-feira (21), um grupo de empresários de Londrina esteve em Ortigueira para fazer uma visita e verificar a viabilidade de instalarem no município núcleos de seus negócios.
Os empresários fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) de Londrina e Região, e procuram novos profissionais não apenas em Ortigueira, mas em algumas outras cidades dos Campos Gerais, nas áreas de Software, Web, processamento de dados e outras.
Durante a visita, o grupo participou de uma reunião com aproximadamente 80 pessoas, entre elas, um grupo de estudantes do Colégio SESI.
Além de tirar dúvidas sobre o tipo de projeto que poderá ser instalado em Ortigueira, os alunos puderam vislumbrar novos horizontes para a escolha de uma futura profissão na área de tecnologia.
\"O APL tem grandes chances de negócios aqui em Ortigueira. Temos desde 2009 a nossa lei de incentivos fiscais, em que damos os subsídios para que as empresas permaneçam no município e, em troca disso, elas garantem cursos profissionalizantes e contratação de profissionais, que não precisem sair de Ortigueira para atuar e sim permanecer aqui desenvolvendo projetos\", explica Geraldo Magela Fraga do Nascimento, articulador da atividade de TI em Ortigueira.
Os empresários explicaram a importância e o crescimento da área de TI no Brasil e como tem sido grande a demanda de profissionais nessa área.
Os alunos, que se mostraram bastante interessados, fizeram perguntas sobre o mercado de trabalho, a contratação pelas empresas, o valor de um profissional de TI e quanto ele costuma ganhar. Os empresários responderam de forma clara e direta.
\"Estamos em busca de mão de obra e profissionais que tenham várias habilidades. Não é somente porque ele tem conhecimento em tecnologia que não precisa saber o português por exemplo. Precisa e muito saber interpretar as coisas. E quanto ao salário, nem sempre o profissional que ganha mais é o que está lá na empresa há mais tempo, e sim o que produz mais. Se ele produz por três, vai ganhar três vezes mais que os outros. É esse o tipo de mercado que estamos falando\", explicou o empresário presidente do APL, Lucio Kamiji.
Também participaram da reunião representantes de entidades parceiras do APL, como SEBRAE e IFPR, que apresentaram como essas instituições podem atuar junto aos jovens de Ortigueira.
Após a reunião, o grupo do APL seguiu para o prédio do projeto Bolsa Digital, para conhecer um dos tipos de estrutura que pode ser oferecida em Ortigueira para que se instalem projetos para a formação de novos profissionais. Segundo o grupo, muitas das cidades da região não possuem a mesma visão empreendedora e incentivos como Ortigueira, o que pode ser um ponto a mais para que o projeto siga em frente no município.
Ao final do encontro, o grupo seguiu para a casa do mel, aonde conversaram com o apicultor Jairo Siqueira, que apresentou curiosidades sobre o mercado do mel e as vantagens de se instalar um negócio em Ortigueira.
ENTENDA
Arranjo Produtivo Local - APL é o termo que se usa para definir uma aglomeração de empresas com a mesma especialização produtiva de uma mesma região. Os APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Vantagens do APL
Os APLs têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico, tecnológico e social de uma região, beneficiando as empresas e engajando comunidades locais, centros de tecnologia e pesquisa, instituições de ensino e entidades públicas ou privadas. Tudo isso permite a geração de competências às empresas, competitividade e inserção em novos mercados, inclusive externos. As empresas exercem o aprendizado coletivo, a troca de informações, a eficiência coletiva e o aumento de competitividade.
Fonte: Fernanda Rodrigues