Terça-feira, 01 de novembro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 2095 vezes
Escola de Saúde
Ouvir matéria
No decorrer do dia os profissionais participaram de palestras preparadas pelos próprios servidores que ao longo do tempo vem participando de capacitações em todo o estado. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio de Souza \\\"é muito importante que o conhecimento destes profissionais seja passado adiante, pois muitas vezes o profissional guarda para si determinado conhecimento e quando ele vai embora leva com ele, e com essa \\\′partilha\\\′ de idéias todos aprendemos\\\" explicou Cláudio.
Segundo o secretário estes encontros servem para que haja um aperfeiçoamento da atenção básica na saúde do município, \\\"ao longo da gestão estamos investindo na capacitação de profissionais qualificados para dar o melhor atendimento a nossa população, assim como no caso dos enfermeiros que foram os palestrantes de hoje e montaram este seminário que será de grande importância no combate a violência, principalmente aquela cometida contra as mulheres\\\" comentou Cláudio.
Redes de Atenção a Mulher em Situação de Violência
A Organização Mundial da Saúde reconhece a violência domestica sofrida pelas mulheres como um problema de saúde publica, pois ela afeta a integridade física e mental das vitimas. Através da capacitação, os profissionais da área da saúde desenvolverão habilidades técnicas e humanizadas para identificar, notificar, cuidar e orientar as mulheres em situação de violência.
Sendo a violência um problema da sociedade, os profissionais de saúde não resolveram todo problema por conta própria, sendo necessário buscar o apoio em instituições publicas e privadas na qual possam dividir essa responsabilidade. Neste propósito surge a Rede de Atendimento as Mulheres em Situação de Violência, que visa um atendimento multisetorial e multiprofissional de fluxo continua e eficaz, afirmaram as Enfermeiras Angélica Cristina e Janice Bogado.
Saúde do Trabalhador
A Coordenadora do Centro de vigilância em Saúde Dra. Ana Paula Pedroso, a Enfermeira Márcia Godoy e a Coordenadora do Programa da Regional de Saúde Maria Sueli, abordaram o tema Saúde do Trabalhador.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Suas diretrizes compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a participação popular, o apoio a estudos e a capacitação de recursos humanos.
Servidores participam de formação para o APSUS
Nos dias 25 e 26 de outubro de 2011, receberam a capacitação dos Tutores do Estado, cinco servidores do Município de Ortigueira na cidade de Telêmaco Borba, estes servidores serão facilitadores e capacitarão 100 servidores da Secretaria de Saúde de Ortigueira. Os formandos de nível médio receberão ao final o titulo de Pós Médio em Atenção Primária em Saúde, já os formandos de nível superior receberão o titulo de Especialistas em Atenção Primária em Saúde, ambos reconhecidos pelo MEC.
O curso terá a duração de um ano e faz parte do Programa do Governo Estadual de formar 30.000 servidores estaduais em um ano.
As capacitações em Ortigueira deverão começar no próximo dia 07, os trabalhos serão realizados na Biblioteca Cidadã e terão como facilitadores os servidores Janice Bogado, Márcia Godoy, Murilo Zanutto, Ana Paula e Cláudio de Souza.
\\\"O objetivo deste curso é capacitar os servidores para fortalecer a Atenção Primária em Saúde e elaborar o Plano Diretor de Saúde do Estado e Municípios, temos que promover a saúde e deixar de trabalhar apenas com a medicina curativa\\\", afirmou o Secretário Municipal de Saúde Cláudio de Souza.
Fonte: Marcos Sanches Assessoria de Comunicação