Quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 2000 vezes
MÚSICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Ouvir matéria
O projeto \"O Som do Coração\" vem sendo realizado em Ortigueira desde agosto e realizou hoje a entrega de sete violões para os seus participantes. Ao todo, 12 crianças carentes entre 10 e 11 anos participam de um grupo do projeto, que é ministrado por estudantes do colégio SESI.
Três dos violões foram doados pelo deputado Professor José Lemos. Os outros quatro foram doados por funcionários e clientes do Banco do Brasil e entregues pelo gerente local, Roberto Francisco Caparroz. \"Queremos que vocês cresçam com esse projeto. Não desistam do sonho de vocês e façam da música uma escola. Daqui pode nascer um projeto musical muito maior\", disse o gerente aos alunos.
A meta do projeto é conseguir a doação de instrumentos para todos os alunos e ao final do curso, que tem duração de seis meses, premiá-los com os violões. Três violões também já haviam sido doados por alunos do SESI, que fizeram uma rifa para o projeto. \"É uma forma de estimular para que eles não desistam\", explica a professora Rosângela de Fátima Pereira, coordenadora do projeto. \"A música é um sonho. É importante deixar a música tocar o coração e usar o que ela ensina para o resto da vida\", disse.
O estudante do colégio, João Victor A. Carvalho, deixou uma missão para as crianças. \"Nós estamos acreditando em vocês, assim como vocês confiaram em nós. Queremos muito que vocês se dediquem e cresçam com esse projeto\", disse.
Mudar o futuro através da música
Será que de um Dó a Sol é possível mudar a vida de uma pessoa?
A idéia do projeto \"O som do coração\" surgiu de um programa maior realizado pelo SESI Paraná, o \"Construindo a Nação\", onde os alunos são convidados a desenvolver projetos sociais e colocá-los em prática.
As crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI - foram escolhidas para fazer parte do programa. Segundo a coordenadora Rosangela de Fátima Pereira, a música pode ser um fator de transformação social. \"São crianças de baixa renda. Acreditamos que a música é um instrumento de mudança, que pode levá-las a um caminho melhor, que leve outro sentido à vida delas\".
A professora explica que trabalhar com a música foi uma iniciativa dos próprios alunos. \"A ideia foi maravilhosa. No início as crianças estavam reticentes, desconfiadas, mas por fim, hoje o brilho nos olhos deles é totalmente diferente\".
Fonte: Fernanda Rodrigues