Terça-feira, 22 de novembro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1304 vezes
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ouvir matéria
Equipes das secretarias de assistência social dos Campos Gerais se reuniram nesta segunda-feira (21) para compartilhar os projetos desenvolvidos e realizar capacitação sobre ações futuras. O evento foi uma promoção da SEDS - Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social através do Escritório Regional de Ponta Grossa em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). A capacitação contou com a participação de cerca de oitenta pessoas, que apresentaram os diagnósticos dos municípios e desenvolveram planejamento para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O contador Bruno Fontanetti e a assistente social Verônica Salete participaram do encontro representando o município de Ortigueira. (Veja aqui o vídeo da apresentação de Ortigueira).
De acordo com a diretora da regional da Secretaria de Família de Ponta Grossa, Luciana Pavowski, a reunião faz parte da capacitação continuada proposta pelas assistentes sociais e o governo do Estado. \"É resultado dessa proposta e também da demanda dos municípios que só podem ser estabelecidas a partir dos diagnósticos que são realizados\", explica.
O objetivo da capacitação é melhorar a utilização
dos recursos que chegam às localidades e também realizar o monitoramento. \"Os
municípios têm dúvidas sobre como desenvolver o trabalho e nessa discussão
conseguimos obter o retorno e a troca de experiências\", afirma a diretora. Além
de palestras com profissionais da área do serviço social, todos os municípios
apresentaram os trabalhos e as dificuldades que enfrentam no CRAS de cada
local.
A assistente social do escritório regional, Vandete
Arcoverde, destacou a importância da implementação dos serviços de maneira
planejada. \"Precisamos dos recursos humanos. Trabalhamos com pessoas que estão
em situação vulnerável, por isso a parte humana é tão importante\", destaca.
O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Miguel Tadeu Soculski, participou do evento e reconhece a importância da discussão para o desenvolvimento dos Campos Gerais. \"O desenvolvimento social é um dos pilares de sustentação de um município e por isso é essencial mantermos nossas equipes de assistência social capacitadas e trabalhando em conjunto com o Estado\", explica.
A diretora administrativa da AMCG, Danielle Oliveira, afirma que capacitação como esta facilitam a interação entre secretarias e auxiliam o fomento da área. \"Os trabalhos sociais vêm realizando projetos muito importantes em toda a região. E esse é um encontro onde se dividem experiências e se tem novas idéias, compartilhando as ações já desenvolvidas\", conclui.
Fonte: Fernanda Rodrigues