Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Última Modificação: // | Visualizada 1920 vezes
INICIATIVA
Ouvir matéria
Ortigueira consolidou nesta sexta-feira (16/12) o Termo de Cooperação Técnica (TCT) visando o desenvolvimento sustentável do município, no contexto da construção da Usina Hidrelétrica de Mauá.
Telêmaco Borba também faz parte do termo como beneficiada e articuladora. Além dos dois municípios, fazem parte a Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Segundo o prefeito Geraldo Magela, as iniciativas do termo de cooperação devem mostrar resultados em longo prazo. \"Precisamos levar muito a sério essa discussão e quanto mais aprofundado o nosso conhecimento do que está ocorrendo, melhor. Temos que pensar na comunidade que queremos deixar para os nossos filhos e netos, com mais qualidade de vida\", disse. O prefeito também cobrou uma maior participação política de todos os setores envolvidos.
Participaram da reunião em Ortigueira os representantes do Comitê Gestor
do Termo, Terezinha Sandri, da Emater e Sérgio Akira, da Copel,
além do prefeito Geraldo Magela, assessores, secretários municipais e
cerca de 20 integrantes das secretarias.
Para Sérgio Akira, a importância do debate está na participação das pessoas. Segundo ele, apenas o poder público e das entidades não é suficiente para garantir resultados. \"Começamos a discussão dos problemas que acontecem e saímos agora em busca das soluções. A população deve se engajar, buscar seus direitos, pois ela será beneficiada. Nós apostamos nas pessoas e queremos levar a fundo essa questão\", disse.
Para Terezinha, os resultados já começaram a surgir. \"Vemos que hoje as pessoas estão mais engajadas e que o progresso já começou. E, além de nos mostrar isso, a reunião aqui serviu para a discussão de outras questões, como o conselho de Desenvolvimento Rural. Isso prova eu as pessoas estão mais interessadas e participando, e é assim que alcançaremos nossas metas\", concluiu.
Educação, Saúde e Infraestrutura
O Termo de Cooperação Técnica busca melhorias em vários setores sociais e da infraestrutura de Ortigueira. A intenção é promover um amplo debate para a elaboração de um plano de desenvolvimento local sustentável.
A proposta agora é de um projeto para implementar as ações e verificar se os objetivos estão sendo cumpridos. Depois, a promoção de um fórum maior para integrar o debate, unir as demandas e apresentar soluções concretas. \"São municípios com realidades muito diferentes, mas que precisamos acompanhar em conjunto as necessidades\", explicou o representante da Copel, Akira.
Fonte: Fernanda Rodrigues