Terça-feira, 03 de janeiro de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 4874 vezes
PROFISSIONALIZAÇÃO
Ouvir matéria
O curso de Auxiliar Técnico em Manutenção Predial, promovido pela secretaria de Ação Social, está em sua fase final. Depois de aulas teóricas, os participantes do curso passam agora pela prática, em que aprendem alvenaria, hidráulica, carpintaria e pintura.
Entre os participantes está Valdinei Almeida dos Santos, de 36 anos. Valdinei sempre trabalhou na propriedade agrícola de sua família e viu no curso uma chance de buscar uma nova profissão. \"O curso é muito bom, aprendi muitas coisas que posso ajudar no sítio ou conseguir um trabalho na área, que é uma coisa que eu quero muito\", conta.
A única mulher do curso que encarou o desafio até o final foi Josimeire da Rocha Lourenço, de 22 anos. \"Apesar de me sentir um pouco tímida no meio dos meninos, o curso está sendo ótimo pra mim. Aqui todos me respeitam. Entrei porque gosto muito da parte elétrica e tenho muita curiosidade nas outras coisas que o curso ensina. Além disso, a mulher é mais delicada, observa mais os detalhes da finalização da obra e isso faz diferença. Tudo que aprendi valeu muito à pena. Quem sabe eu mesma construo minha casa!\", conta entusiasmada.
Cerca de 15 pessoas participam do curso. Nas aulas teóricas, foram passadas noções de ética e cidadania, meio ambiente, relações interpessoais e qualidade, saúde e comunicação. Agora, com as aulas práticas que tiveram início em dezembro, os alunos estão construindo um almoxarifado, no fundo da própria Secretaria de Ação Social, que está em fase de acabamento.
Segundo o professor das aulas práticas, Marins de Jesus Bueno Camargo, a etapa teórica facilitou o trabalho em grupo. \"O curso ainda não terminou, mas eles estão prontos pra encarar qualquer trabalho na área. Aprenderam a tijolar, a nivelar, sabem a porcentagem dos materiais que devem usar, descobriram a importância dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], trabalham bem em equipe e tudo mais. Agora eles devem concluir o curso e tentar seguir na área, que é um mercado que vem crescendo a cada dia\", considera.
Fonte: Fernanda Rodrigues