Quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 20199 vezes
CADASTRO NACIONAL
Ouvir matéria
O cartão Nacional de Saúde, conhecido como cartão SUS, passará a ser obrigatório em todo o país. O cartão possibilita, por exemplo, o acesso ao histórico clínico de cada paciente. Dessa forma, o médico poderá saber quais medicamentos foram tomados pelo paciente, resultados de exames já feitos por ele, últimas consultas realizadas, entre outras informações.
Em Ortigueira, para melhor atender a população no cadastramento nacional, as secretarias de Saúde e Ação Social fizeram uma parceria para a emissão do cartão.
O cadastro já vem sendo feito em pontos da Secretaria de Saúde - Farmácia Municipal (apenas para quem vai retirar o medicamento e ainda não possui o cartão), PSF do Bairro dos França e PSF Centro (nesses últimos, apenas para a população de abrangência da região) e na sede da Secretaria.
Agora a população pode procurar também o CRAS da Vila Godoy, o CRAS Guarapuava, o Bolsa Família e a própria Secretaria de Ação Social.
Todas as pessoas, incluindo as que possuem convênio médico particular, devem fazer o cartão. A secretaria de Saúde orienta que o usuário deve procurar o ponto mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. O cartão é individual e todos os membros da família devem ter um.
Dentro de algum tempo, somente com o cartão será possível marcar consultas, retirar medicamentos nas farmácias básicas, marcar exames e realizar outros procedimentos pelo SUS. Hoje, o cartão já é obrigatório para internações e logo será exigido também para atendimentos de urgência e emergência em Ortigueira.
Documentos: Para fazer o cartão SUS é preciso levar RG e
CPF, ou, caso a pessoa não tenha esses documentos, basta apresentar a certidão
de nascimento. O registro é rápido e o cartão fica pronto na hora.
Fonte: Fernanda Rodrigues