Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Habita??o

Morar Bem Paran? e Morar Bem Paran? Rural viabilizam 62 casas para fam?lias de Ortigueira

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 3563 vezes

HABITAÇÃO URBANA E RURAL


Ouvir matéria

O sonho da casa própria está próximo de se realizar para 62 famílias de Ortigueira. Trata-se dos programas Morar Bem Paraná e Morar Bem Paraná Rural, criados pelo governo do estado e que atuam por meio de uma parceria entre prefeitura, COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná), Caixa Econômica e EMATER (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), no caso rural.

No município, o Morar Bem Paraná acontece desde agosto de 2011, quando teve início o cadastramento das famílias.

Serão 42 unidades habitacionais na área urbana. Mais de 170 famílias efetuaram o cadastro habitacional e aguardam a seleção, de acordo com os critérios exigidos pelo programa.

As casas serão construídas ao lado do conjunto habitacional Casa Feliz 2, em um terreno doado pela prefeitura, o que faz com que a obra fique mais barata para os beneficiados.

Serão casas de 47m², 40m² e 35m². O valor a ser pago pelas famílias varia de acordo com o tamanho da casa e a renda familiar. As famílias terão 300 meses para pagar, ou seja, 25 anos.

A obra foi licitada pela COHAPAR e logo terá início. \"Serão as primeiras casas entregues pelo programa no município. E não pretendemos parar por aí. Vamos doar um novo terreno e seguir com novos cadastros assim que encerrarmos este primeiro projeto\", disse o prefeito, Geraldo Magela do Nascimento.

Programa na área rural

No interior, serão construídas 20 unidades habitacionais pelo Morar Bem Paraná Rural. Nesses casos, os terrenos são de propriedade das famílias e, com a parceria da prefeitura, a casa sairá por mil reais, divididos em quatro anos, ou seja, R$ 250 por ano, a serem pagos pelos beneficiados após a entrega da obra.

Serão 52m² por casa, com três quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. As famílias foram selecionadas em dezembro de 2011 e as obras terão início após a análise dos cadastros habitacionais.

Segundo o prefeito, Geraldo Magela, a casa terá grande significado para a população do campo. \"Temos mais de 60% da nossa população vivendo na área rural. Queremos ajudar o homem do campo a permanecer no campo, a realizar o sonho de uma boa casa por lá. Justamente por isso esperamos ótimos resultados com o programa e pretendemos subsidiar cada vez mais famílias, tanto na zona rural como urbana\", considera o prefeito.



Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também