Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 3440 vezes
IFPR E ORTIGUEIRA
Ouvir matéria
Na tarde desta sexta-feira (24), a professora Luciana Maestro Borges, do Instituto Federal do Paraná - Câmpus Telêmaco Borba, fez uma palestra sobre a implantação de uma unidade descentralizada (UNED) em Ortigueira. A diretora do Câmpus, Karina Mello Bonilaure e o Chefe de Gabinete, Rubens Ribeiro, também representaram o IFPR.
Participaram do encontro o prefeito municipal Geraldo Magela, a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Vera Lúcia Fraga do Nascimento, a Secretária de Educação, Inês Dias Furrier e demais secretários e membros da atual administração. Vereadores da câmara municipal e alunos do curso de agroecologia do Núcleo Ortigueira também estavam presentes.
A professora Luciana contou resumidamente a história do IFPR e do curso de agroecologia, que existe em Ortigueira desde 2010 e este ano irá formar sua primeira turma. O curso, em pouco tempo, já se tornou referência no estado.
\"O profissional de agroecologia está em falta no mercado. Nós formaremos aqui técnicos agropecuários com ênfase em agroecologia, que terão um amplo mercado de atuação. Lutamos por Ortigueira, porque acreditamos no potencial dessa cidade, é uma terra rica e abençoada. O reitor do IFPR está conosco e desde o seminário de educação no campo, conseguimos dar a Ortigueira um reconhecimento nacional\", disse a professora.
O projeto para a compra do terreno a ser doado ao IFPR pela prefeitura já está na câmara dos vereadores de Ortigueira e assim que aprovado, os procedimentos legais para a implantação da unidade terão continuidade. Também no município, está sendo construída a primeira unidade de campo do IFPR no Paraná, em um terreno doado pelo INCRA, no Assentamento Estrela. A obra está sendo realizada pelo governo municipal, que desde o início, apóia o curso.
Com uma UNED implantada no município, além do curso de agroecologia, também poderão ser oferecidos outros cursos, em diversas áreas.
\"Nossos professores estão muito determinados a trazer o curso para Ortigueira. A escola nasce da necessidade que encontramos em cada região e Ortigueira, além de um grande potencial, tem essa necessidade. Por isso dependemos do apoio de toda a comunidade\", disse a diretora do Câmpus, Karina Mello.
Fonte: Fernanda Rodrigues