Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Educa??o

IFPR em Ortigueira: evento do dia da mulher re?ne 150 mulheres camponesas

Segunda-feira, 19 de março de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 3685 vezes

DIA DA MULHER


Ouvir matéria

O evento do Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ortigueira em parceria com o IFPR, nesta quinta-feira (8), contou com a participação de aproximadamente 150 mulheres do campo.

As atividades duraram o dia todo, com a presença de autoridades, professores do instituto e outros profissionais envolvidos com os projetos da agroecologia. Houve palestras sobre a luta das mulheres do campo, organizações sociais, entre outras.

O prefeito Geraldo Magela lembrou a importância histórica e social das mulheres.  "O único defeito de vocês, mulheres, é que não sabem a força que vocês têm. Este evento é uma iniciativa para que participem ativamente das lutas do nosso município, do nosso estado, do nosso país. A mulher não está ao lado do homem, atrás, ou à frente. Cada um tem o seu lugar, o seu papel, e a luta no campo também é de vocês", considerou.

A Diretora Geral do Campus de Telêmaco Borba, Karina Bonilaure lembrou o papel do IFPR e da agroecologia em Ortigueira. "A escola não é apenas aquela instituição física, aquele lugar onde acontecem aulas. O curso de agroecologia é a prova disso, é a escola no campo, e para nós, é importante que vocês saibam disso".

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, José Aparecido Luis, "hoje, quando se fala em homem do campo, estamos falando também das mulheres, por isso a participação de vocês é fundamental", disse.

 

MULHERES CAMPONESAS

A representante das mulheres camponesas, Zerilda Alves Dutra, agradeceu, em nome de todas as mulheres presentes, a iniciativa do evento. "Nós moramos longe e eventos como este sempre acontecem em outras cidades. Hoje, estamos muito felizes por saber que tem quem se lembra de nós. Quando ouvimos falar de mulheres em movimento, não é o movimento no tanque, na pia, na lavoura. O movimento é a luta social, pelo campo, que temos que participar".

Outras mulheres das comunidades falaram, durante o evento, sobre suas histórias de vida, luta e participação no campo.

 

MULHERES E AGROECOLOGIA

As alunas do curso de Agroecologia do IFPR em Ortigueira deram seus depoimentos, emocionadas. A participação no curso, para elas, representa uma decisão e uma opção de vida, em um ambiente em que hoje consideram sua família.

 

LANÇAMENTO OFICIAL: MULHERES EM MOVIMENTO

O Dia Internacional da Mulher marcou o lançamento oficial do projeto "Mulheres em Movimento", que procura resgatar a autoestima da mulher do campo. O projeto terá início no dia 21, na Libertação Camponesa - RR e vai levar cursos, dinâmicas e diversas atividades para as participantes.

"A mulher do campo vai aprender a se dar mais valor, a se gostar, a se amar mais. Ela deve querer mudar e reconhecer dentro de si mesma a força que tem. Vamos levar ferramentas da agroecologia, reforçar suas competências e habilidades, fazer com que busquem novos desafios e principalmente, o conhecimento. O curso é pra todas as mulheres que querem tomar uma atitude e especialmente, levar adiante a luta pelo campo", explicou a professora Luciana Borges.

Durante o evento houve homenagens, sorteios de brindes e uma apresentação de dança do ventre, com dançarinas de Telêmaco Borba.



Fonte: Fernanda Rodrigues

 Veja Também