Segunda-feira, 26 de março de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 2598 vezes
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Ouvir matéria
Desde o dia 1º de março, Ortigueira conta com um ponto do Procon. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar para o almoço). Apenas 50 municípios do Paraná contam com uma sede de Procon Municipal, que é o órgão de defesa do consumidor mais próximo do cidadão.
O Procon tem como objetivo informar, defender e orientar os consumidores na busca de uma solução para qualquer problema de consumo.
O atendimento pode ser procurado para denúncias sobre produtos e serviços nas áreas de alimentos, habitação, saúde, serviços, escolas, produtos, assuntos financeiros e outras.
Para reclamações é preciso ter o nome, o endereço, o CNPJ e o telefone do fornecedor; o motivo da reclamação, citando as condições de como adquiriu o produto ou solicitou o serviço; as cópias dos documentos sobre a reclamação; e cópias do RG, CPF e comprovante de residência do consumidor.
SERVIÇO
PROCON Ortigueira
Endereço: Avenida Laurindo Barbosa de Macedo, 529 (próximo ao fórum).
Telefone: (42) 3277-1794
Atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Saiba mais sobre o Procon. Acesse: http://www.procon.pr.gov.br/
O Procon está pronto a atender no que se refere ao consumo de produtos e serviços nas áreas de:
Alimentos
Produtos vencidos, sem data de validade, sem registro ou composição.
Fraude no peso, quantidade ou volume.
Alimentos estragados.
Venda casada (condicionar a compra de um produto a outro).
Embalagens.
Má conservação e apresentação dos produtos.
Habitação
Contratos de aluguel residencial, loteamento, incorporações e construções.
Cobrança de taxa indevida.
Dúvidas sobre cobrança.
Propaganda e venda enganosa.
Não recebimento do comprovante de pagamento.
Saúde
Mau atendimento em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e dentários.
Convênios de assistência médica e odontológica.
Medicamentos, cosméticos e produtos de limpeza vencidos, sem data de validade, sem registro ou que não esclareçam sobre possíveis perigos.
Serviços
Qualidade e pagamento de serviços como: telefonia, assistência técnica, profissionais autônomos, lavanderias, vendas por telefone ou reembolso postal, agências de viagem, serviços funerários e outros.
Escolas
Propaganda enganosa.
Recusa no fornecimento de recibos de pagamento.
Produtos
Má qualidade e falta de segurança em brinquedos, eletroeletrônicos, veículos, etc.
Entrega.
Falta de peças para reposição.
Embalagens danificadas.
Instruções de uso imprecisas e em desacordo com normas vigentes.
Assuntos Financeiros
Financiamentos, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos.
Contrato.
Não pagamento de sinistro.
Aumento ou encargos abusivos.
Fonte: Fernanda Rodrigues