Quinta-feira, 10 de maio de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 2311 vezes
REFLORESTAMENTO
Ouvir matéria
A prefeitura de Ortigueira irá realizar, nesta sexta-feira, dia 11, o plantio de 2.400 mudas de plantas nativas da mata atlântica. As mudas serão plantadas no local onde será construído o Centro de Transferência de Tecnologia Apícola, que será inaugurado este ano em Ortigueira.
O Centro terá 2,4 hectares, dos quais 2 serão destinados ao reflorestamento. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) doou 2.000 mudas, de mais de dez espécies. Outras 1.500 foram compradas pela prefeitura. Dessas últimas, 1.100 serão distribuídas em outros espaços do município e 400 serão destinadas ao Centro Apícola.
A mobilização vai contar com a participação de mais de 150 crianças da rede municipal, além dos parceiros do Programa APIS de Ortigueira (Prefeitura, APOMEL, SEBRAE e EMATER). O programa existe desde 2008 e visa um modelo de apicultura integrada e sustentável.
Segundo o prefeito, Geraldo Magela, o plantio é uma iniciativa de conscientização. \"Precisamos lembrar toda a nossa população, inclusive as crianças, da importância do reflorestamento, ainda mais em nossa região, tão rica em preservação\", considerou.
Ortigueira guarda uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica do Paraná. Além disso, a florada de plantas nativas como assapeixe, capixingui, gabiroba, pitanga, lixa, gurucaia, aroeira vermelha, canela, entre outras, garantem a variedade e qualidade do mel da região.
O plantio acontece às 8h, no terreno destinado ao Centro de Transferência de Tecnologia Apícola, que fica na BR 376, km 350, ao lado da Cargill. Mais informações pelo (42) 3277-2395.
Fonte: Fernanda