Segunda-feira, 14 de maio de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 3475 vezes
REFLORESTAMENTO
Ouvir matéria
Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino estiveram na última sexta-feira (11/05) no local onde será construído o Centro de Transferência de Tecnologia Apícola de Ortigueira, para auxiliar no plantio de 2.400 mudas nativas de mata atlântica.
Também participaram da ação representantes dos parceiros do Programa de Apicultura Integrada e Sustentável de Ortigueira (APIS). O vice prefeito, Ademir Frazatto, participou pela Prefeitura, o engenheiro agrônomo Henry Rosa, pela EMATER, o consultor Fabricio Bianchi, pelo SEBRAE e, pela APOMEL, a presidente Ana Mozuski.
As crianças receberam a orientação dos estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal do Paraná e aprenderam o passo a passo sobre o plantio e a adubação, além de tirar as dúvidas sobre a importância do reflorestamento e da mata atlântica.
Das 2.400 mudas que foram plantadas, 2.000 foram doadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e as demais foram compradas pela prefeitura. A área do Centro é de 2,4 hectares, dos quais dois estão sendo destinados ao reflorestamento.
Segundo o consultor do SEBRAE, Fabricio Bianchi, a ação representa muito para a apicultura no município. \"É a florada dessas plantas nativas que garantem o diferencial do mel da cidade e este centro será um grande passo para a apicultura local. É ótimo que as crianças daqui entrem em contato com esse conhecimento desde cedo\", considerou.
Ortigueira guarda uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica do Paraná, com 20.370 hectares, segundo o Atlas dos Remanescentes de Mata Atlântica 2008-2010 do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A florada de plantas nativas como assapeixe, capixingui, gabiroba, pitanga, lixa, gurucaia, aroeira vermelha, canela, entre outras, garantem também a variedade do mel da região.
Fonte: Fernanda Rodrigues