Terça-feira, 07 de agosto de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 2980 vezes
ENCONTRO ESTADUAL E REGIONAL
Ouvir matéria
A cidade, considerada a capital estadual do mel, conquistou lugar de destaque e sedia evento de 2012
O município de Ortigueira, a 130 quilômetros de Londrina, será sede do VI Encontro Paranaense de Apicultura, no próximo dia 24 de agosto. O evento acontece em paralelo ao IV Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, e ambos são organizados pela Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel - APOMEL e Federação Paranaense de Apicultura - FEPA, com o apoio do Programa APIS Ortigueira.
O município é o segundo maior produtor de mel do Brasil, segundo levantamento do IBGE de 2011, com 510 toneladas do produto. Para a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz, sediar o evento significa muito para os produtores locais. \"A apicultura de Ortigueira está sendo bem valorizada e bem vista no estado. Receber um evento a nível estadual é uma satisfação e um reconhecimento muito grande\", diz.
Na programação estão previstas palestras e discussões sobre temas atuais e em constante transformação na área, como os desafios do setor no Paraná, floradas, aumento e manutenção da produtividade, qualidade do mel e comercialização no mercado interno e externo.
Um dos destaques do evento é a mesa redonda \"A importância do associativismo, cooperativismo e comercialização\", que terá como um dos debatedores o presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Luiz Roberto Saldanha. Para o consultor do SEBRAE na área de apicultura, Fabricio Pires Bianchi, essa será uma oportunidade única de troca de conhecimentos entre entidades locais, apicultores e instituições paranaenses e de outros estados.
\"Estamos em uma fase ótima para discutir o cooperativismo, e nada melhor que experiências de sucesso, como o café do norte pioneiro, que obteve a primeira IGP - Indicação Geográfica de Procedência, para impulsionar os apicultores. O município de Ortigueira está em um ótimo momento, porque está buscando a IGP do mel, o que deverá garantir a origem do produto e alavancar a comercialização. O cooperativismo é o próximo passo para o sucesso da apicultura na cidade e na região\", considera Bianchi.
Além da FEPA e da APOMEL, no evento também estarão presentes representantes de entidades como Associação Paulista dos Técnicos Apícolas (APTA - COAPIS), Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (COOFAMEL), Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).
Parceiros
O programa APIS é uma iniciativa do SEBRAE junto ao município e faz parte da rede APIS, de Apicultura Integrada e Sustentável, que atua em várias cidades brasileiras. Hoje o programa conta com vários parceiros, entre eles APOMEL, Emater e Prefeitura Municipal, além do apoio de instituições como IAPAR, SENAR, UTFPR e Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (responsável pela Hidrelétrica de Mauá).
Para os eventos deste mês, o programa também conta com o apoio da Klabin, maior fábrica de celulose do Brasil. A empresa segue com o projeto \"Puma\" em Ortigueira, para instalação de sua unidade mais moderna, em um investimento de R$ 6,8 bilhões.
Programação:
09:00 - Café da manhã e credenciamento.
10:00 - Cerimonial de abertura.
10:30 - A importância da Indicação Geográfica de Procedência do mel (IGP) - Drª. Maria Brígida dos Santos Scholz - IAPAR.
12:00 - Almoço.
13:00 - Desafio da Apicultura no Paraná - Drª. Lucimar Pontara Peres - Federação Paranaense de Apicultura
14:30 - Mesa redonda - A importância do associativismo, cooperativismo e comercialização.
16:30 - Encerramento.
Fonte: Fernanda Rodrigues