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Campanha \"Limpe seu Nome\" reduz inadimpl?ncia de devedores em Ortigueira

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012

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CIDADE EMPREENDEDORA


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A campanha \"Limpe seu Nome\" trouxe resultados positivos para empresários e consumidores. A ação foi realizada em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Ortigueira (ACIO) e o Comitê Gestor Cidade Empreendedora, no mês de agosto. A campanha teve a adesão de grande parte do comércio local, inclusive de instituições bancárias.

O objetivo da iniciativa foi \′limpar\′ o nome de clientes devedores, oferecendo ao comércio a possibilidade de reduzir a inadimplência. Durante a campanha, os consumidores quitaram dívidas sem correção de juros no comércio local para, em troca, não terem mais restrições na lista do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Nas instituições bancárias, os devedores puderam renegociar os dividendos, em condições diferenciadas.

\"Ortigueira é uma das cidades do Paraná com maior índice de inadimplência. A campanha apresentou bons resultados e pretendemos promovê-la novamente em dezembro, quando os consumidores contam com o décimo terceiro salário para sanar as dívidas\", diz Wilson Bonin, presidente da ACIO.

Na opinião de Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, a campanha beneficiou sobretudo os empresários, que tiveram uma oportunidade de reduzir a inadimplência, além de realizar novos negócios. \"Os consumidores que estavam com o nome \′sujo\′ tornaram-se potenciais compradores, principalmente a crédito. Isso contribuiu com o aumento nas vendas e, consequentemente, com o aquecimento da economia do município.\"

Resultado

Wilson Bonin também é empresário do setor de calçados em Ortigueira e participou da campanha. Apenas na empresa dele, as dívidas chegavam a R$ 86.578. Durante a ação, conseguiu recuperar R$ 6.711. \"O valor não chega a 10% do total, mas é considerável, porque acreditávamos que o dinheiro já estava perdido. Até clientes que estavam devendo há 11 anos e que não tinham mais o nome na lista do SCPC acertaram as contas.\"

Lucimare Peixoto Carlesse, gerente de atendimento do Sistema de Crédito Cooperativo Brasileiro (Sicredi) e integrante do Comitê Gestor do Cidade Empreendedora, programa do Sebrae/PR que investe na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, acredita que a campanha quebrou paradigmas. Por meio da divulgação em rádios e de panfletagem, os consumidores foram informados sobre a possibilidade de limpar seu nome.

\"Eles aprenderam que todo mundo está sujeito a contrair dívidas por motivos diversos, como situação de doenças na família ou desemprego. A campanha quebrou a resistência e eles se sentiram a vontade para renegociar.\"

Ela acrescenta que grande parte dos consumidores não tinha condições de quitar as dívidas naquele momento, mas se interessaram em fazer uma renegociação. \"Com certeza, iremos colher os frutos da campanha nos próximos meses\", avalia Lucimare Carlesse.

Fonte: Fernanda Rodrigues

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