Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 3044 vezes
CTTA
Ouvir matéria
Inaugurado oficialmente em agosto deste ano, durante o VI Encontro Paranaense de Apicultura, o Centro de Transferência de Tecnologia Apícola - CTTA de Ortigueira iniciou suas atividades em outubro. Situado em um barracão, que fica na BR 376 - km 350, o centro facilita as pesquisas e tem como objetivo promover a inovação na produção. Os apicultores podem mostrar para os técnicos e pesquisadores suas necessidades, que podem ser supridas por meio de estudos, como foi o caso da criação das abelhas-rainhas.
A construção do Centro de Tecnologia Apícola é mais uma ação voltada para fortalecer a \"nova apicultura\" no município. Para Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, apoiador da iniciativa, os apicultores já aperfeiçoaram a técnica e compreendem a necessidade de investir em conhecimento e pesquisa para melhorar a produção e o valor agregado do produto.
\"Os apicultores desejam ingressar em novos mercados e possuem uma visão mais empreendedora do setor apícola\", considera Fabrício Bianchi. Em breve, o CTTA terá um laboratório para a realização de pesquisas e já estão sendo ofertados cursos que também contribuem com apicultores que estão iniciando na atividade.
O Centro de Tecnologia Apícola tem o apoio da Prefeitura Municipal, Emater, Apomel e Sebrae/PR, parceiros do programa APIS Ortigueira. A intenção é colocar o município no topo do ranking nacional da produção de mel. Hoje, o município é o segundo maior produtor de mel do Brasil, com 510 toneladas.
Fonte: Fernanda Rodrigues