Segunda-feira, 15 de abril de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 2455 vezes
ENSINO TÉCNICO E EMPREGO
Ouvir matéria
Na manhã desta segunda-feira (15) aconteceu a aula inaugural dos cursos de Pedreiro de Alvenaria, Armador de Ferragens e Carpinteiro de obras, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. O programa em Ortigueira acontecerá devido a uma parceria da Prefeitura Municipal - por meio da Secretaria de Ação Social - , com o Governo Federal e o SENAI, a fim de capacitar a população para atender novas demandas, inclusive da nova fábrica da Klabin.
Estiveram presentes no evento de inauguração a Prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, o Vice prefeito, Alvaro Matos, o vereador Francisco Leônidas Carneiro, os secretários municipais de Ação Social, Susimara Campos; de Coordenação, Walter Larocca; de Obras, Oswaldo Kovaleski; e de Indústria, Comércio e Turismo, Josino Daniel Oliveira.
Também participaram a orientadora pedagógica do SENAI, Sonia Maria Schmidt e o gerente do SENAI de Telêmaco Borba, Carlos Alberto e o gestor do Pronatec em Ortigueira, Cosme de Brito.
Além da cerimônia de abertura, houve uma apresentação sobre o que é o Pronatec e como o programa irá funcionar no município.
Segundo a prefeita, Lourdes Banach, a prefeitura deverá trazer cada vez mais cursos para capacitar a população. \"Temos um grande público alvo, e queremos atingir o maior número de pessoas possível, principalmente nesse momento em que novas oportunidades de emprego poderão surgir\", considerou.
O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. São dois tipos de curso: Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. Mais sobre o Pronatec, clique aqui.
Fonte: Fernanda Rodrigues