Quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 1465 vezes
Colégio Altair Mongruel apresenta iniciativa de conscientização sobre as ações dos alunos no meio ambiente quanto a problema crítico: o acúmulo de lixo.
Ouvir matéria
“Lixo: Desafio para a melhoria da Qualidade de Vida”, é o projeto proposto pelo Colégio Estadual Altair Mongruel – Ensino Fundamental Médio e Normal. A iniciativa visa estimular os alunos a refletirem sobre suas ações no meio ambiente quanto a um problema crítico nos dias de hoje, o gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo).
Assim, o colégio, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou no dia 18 de julho, a “IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente”. Com o tema “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a proposta visa fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.
Tendo ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para diversidade, inclusiva e integral, a palestra ficou a cargo de Laerty Dudas, coordenador de resíduos sólidos do Paraná, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA). Também estiveram presentes o coordenador de ciência e biologia do núcleo regional de educação de Telêmaco Borba, Alfredo Francisco Pliessnig, o secretario municipal de Meio Ambiente, Osmar Rati, e a prefeita, Lourdes Banach.
Como aponta a professora Nilva Giane Trajano Gonçalves, “é necessário conscientizar as pessoas à respeito da importância da preservação do meio ambiente e a escola é um local perfeito para isso”. Como ela aponta, o processo de urbanização acelerado de muitas cidades trouxe novas questões e desafios para seus moradores. “As centros urbanos não estão preparadas para tantos problemas. Particularmente, o do lixo produzido pelas pessoas, que ocasiona sérios impactos ambientais”, conclui.
A diretora do colégio, Cláudia Costa Cabral, salienta, “com o aumento da preocupação da com relação à melhoria da qualidade de vida no planeta, o lixo tem sido pauta de discussão não só entre os movimentos sociais organizados, mas também para as pessoas comuns preocupadas com o destino final do lixo (resíduos sólidos) e o tratamento que se dá a ele”. Ela ainda reforça o papel da escola na questão ambiental: “é de fundamental importância, pois pensar sua função educativa, significa planejar ações concretas que possibilitem ao educando a aquisição de conhecimentos e valores para a formação de atitudes que sustentem a sua inserção nas praticas sociais, lugar por excelência, de exercício de cidadania”.
Fonte: Wanderley Rasera