Terça-feira, 12 de novembro de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 1671 vezes
25 alunas participam do projeto
Ouvir matéria
Moradoras da Libertação camponesa participam, desde o dia 21 de outubro, do curso Economia Solidária, com foco em artesanato e costura. A iniciativa, realizada em parceria entre Prefeitura Municipal e Ministério do Trabalho e Emprego faz parte do Plano Territorial de Qualificação (Planteq).
Com carga horária de 200 horas, o curso, que se encerra no dia 16 de dezembro, conta com 25 participantes. Zerilda Alves Dutra, instrutora, explica que o objetivo é proporcionar, a cidadã trabalhadora, conhecimentos que lhe permitam qualificar-se, requalificar-se e atualizar-se para o exercício de funções demandadas pelo mundo do trabalho, compatíveis com a complexidade tecnológica do trabalho, o seu grau de conhecimento técnico e o nível de escolaridade, numa perspectiva cidadã, ou seja, que lhe permita condições de inclusão social e profissional.
Planteq
O Plano Territorial de Qualificação (Planteq) é parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre governos estadual e federal. Oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economica e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social. Como desempregados de longa duração, pessoas com necessidades especiais e com mais de 40 anos de idade.
Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, desta forma, a pobreza da população.
As ações do Planteq visam contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando especificidades locais e regionais, ao mesmo tempo em que estabelece articulação entre trabalho, educação e desenvolvimento.
Fonte: Wanderley Rasera