Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 1627 vezes
Evento apresentou os resultados das ações do Pacto em 2013
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Educação realizou ontem (10) o 1º Seminário e Amostra Pedagógica de Ortigueira. O evento encerrou as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em 2013. 110 professores estiveram presentes a apresentação dos resultados das ações desenvolvidas no município durante o ano.
Durante abertura do evento, a Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Formadora do Pacto, Elizabeth Araújo, destacou o empenho de toda a equipe da educação no desenvolvimento das atividades no município, assim como o valioso apoio estrutural dado pela Secretaria de Educação.
Atuante no desenvolvimento do Pacto na cidade, o Professora Valdir de Jesus Souza, destacou a importância do programa para uma mudança na educação: “No começo é difícil, pois os professores precisam se adaptar as novas metodologias, mas, com o desenvolver das atividades, podemos notar a evolução dos alunos. É gratificante ver que nosso empenho gera resultados”.
Secretária Municipal de Educação, Elizete Campos de Souza Carnelós, fez questão de destacar o trabalho e dedicação dos professores e equipe pedagógica envolvidos com o Pacto. “A iniciativa conquistou os professores, que buscaram se atualizar e desenvolver novas formas de ensinar, resultando em avanços significativos e já verificáveis na qualidade de nossa educação”, ressaltou.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Nesta idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Fonte: Wanderley Rasera