Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Profissionais da Sa?de iniciam curso do programa Caminhos do Cuidado

Sexta-feira, 23 de maio de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1634 vezes

Curso tem ênfase em Saúde Mental


Ouvir matéria

Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos e auxiliares de enfermagem da atenção básica à saúde de Ortigueira iniciaram o curso de formação em saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas do projeto Caminhos do Cuidado. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS).

Segundo Mauri Cordeiro, tutor do grupo em Ortigueira, o curso oferecido pelo projeto Caminhos do Cuidado tem por objetivo contribuir para a formação desses profissionais, de forma a ampliar as possibilidades de atuação no acolhimento e escuta embasando suas práticas do cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas. “É importantíssimo que tenhamos atenção a essas questões, já que os profissionais acabam criando uma relação próxima com as pessoas que estão passando por situações como essa. Outro fator de destaque nessa ação é a possibilidade de desenvolvermos um trabalho conjunto, garantindo uma uniformidade de tratamento para os pacientes em qualquer local de atendimento de nosso município.”

A secretária municipal de Saúde, Danielli Cristina Borges Freire Martinez, acrescenta: “essa formação inova por ser dinâmica, já que oferece estratégias que possibilitam a esses atores da Atenção Básica trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário, sem excluir sob qualquer pretexto. Além disto, o trabalho se dá conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade local.”

Caminhos do Cuidado

O projeto Caminhos do Cuidado iniciado em março do ano passado encontra-se em sua terceira fase, e caminha em direção à meta de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para um total de 290.197 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs). Até dezembro de 2013 695 orientadores e 2.310 tutores atenderam ao chamado da inscrição e destes foram selecionados 35 orientadores e 632 tutores atenderam aos pré-requisitos para formação e hoje há 227 tutores em sala de aula.


Fonte: Wanderley Rasera

Profissionais de Saúde de Ortigueira iniciam formação em Saúde Mental Crédito: creditos
Legenda: Profissionais de Saúde de Ortigueira iniciam formação em Saúde Mental

 Galeria de Fotos

 Veja Também