Quinta-feira, 29 de maio de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 2233 vezes
A empresa Ética Engenharia LTDA será responsável pela execução do projeto
Ouvir matéria
A empresa Ética Engenharia LTDA ganhou a licitação para a obra de revitalização do Lago Municipal. O projeto, orçado em R$ 450 mil, será executado com recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM).
Autor do projeto, o Arquiteto e Urbanista da Prefeitura, Evandro Retamero Rodrigues, explica que a obra compreende, principalmente, uma requalificação paisagística e florística do local, que abrigará pista de caminhada com ciclofaixa e receberá iluminação, arborização urbana, bancos e lixeiras. “Outro destaque é a preservação de muitas espécies arbóreas existentes e a introdução de espécies como Ipês e Manacás que darão maior identidade visual e paisagística ao local, à cidade e principalmente à comunidade de Ortigueira”, acrescenta.
A prefeita Lourdes Banach ressalta que a viabilização da obra foi conseguida através de recursos repassados a fundo perdido, não comprometendo o orçamento do município. Lurdinha destaca, ainda, que essa é uma obra pela qual a população aguarda há anos. “Consideramos importantíssimo propiciar à nossa população espaços de sociabilidade, lazer e que permitam a prática de atividades físicas. Locais que trarão um ganho considerável na qualidade de vida em nossa cidade”, conclui.
Mais detalhes do projeto
Segundo o autor do projeto, a pista de caminhada terá extensão aproximada de 1.340 metros, contando com duas praças de contemplação e retorno arborizadas, além de iluminação e bancos.
O parque do lago possuirá três grandes acessos. O principal, à partir da Avenida São Paulo em frente ao SESI, terá uma praça com caminhos em linhas sinuosas confeccionados com mosaico de pedras portuguesas branca e vermelha, arbustos multicoloridos com presença de flores e arborização com Ipês de variadas cores, iluminação e mobiliário urbano.
Ainda pela Avenida São Paulo haverá outra entrada, na confluência com a Rua Lisboa. O terceiro acesso se dará através da Rua Terézio Borba e terá uma praça de retorno. Todas as entradas possuirão rampas para pessoas com mobilidade reduzida.
Fonte: Wanderley Rasera