Quinta-feira, 12 de junho de 2014
Última Modificação: 05/03/2018 11:43:48 | Visualizada 1814 vezes
Ação faz parte do Projeto Caminhos do Cuidado
Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde organizou ato em apoio ao movimento da Luta Antimanicomial no Brasil. A caminhada, originada em razão do Projeto Caminhos do Cuidado, contou com a participação de profissionais da saúde municipal, professores e alunos do Colégio SESI, entre outros cidadãos ortigueirenses.
Procurando impulsionar a reforma psiquiátrica brasileira, a Luta Antimanicomial procura trazer ao conhecimento da sociedade a importância da mudança na forma como são tratadas as pessoas com transtornos mentais. “É uma luta pelo tratamento humano e inclusivo dessas pessoas . Pelo direito deles à tratamento digno e integral”, destaca a tutora do Caminhos do Cuidado, Viviane Fogaça.
O movimento é aberto e conta com a participação dos usuários de serviços de saúde mental, familiares, profissionais da saúde e estudantes. “É uma luta aberta a todos os interessados em defender respeito aos diferentes modos de ser”, acrescenta o, também, tutor do Caminho dos Cuidados, Mauri Cordeiro. Ele acrescenta que a organização do ato em Ortigueira tem como objetivo despertar a população para a importância do tema. “Trazendo o assunto ao conhecimento das pessoas, podemos conquistar mais apoiadores para a causa e, assim, acelerar as mudanças que se fazem tão necessárias”, conclui.
Caminhos do Cuidado
O projeto Caminhos do Cuidado, iniciado em março do ano passado, encontra-se em sua terceira fase e caminha em direção à meta de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para um total de 290.197 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs). Até dezembro de 2013 695 orientadores e 2.310 tutores atenderam ao chamado da inscrição e destes foram selecionados 35 orientadores e 632 tutores atenderam aos pré-requisitos para formação e hoje há 227 tutores em sala de aula.
Fonte: Wanderley Rasera