Terça-feira, 26 de maio de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 1101 vezes
Qualificação da Saúde Municipal
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de qualificar o modelo de atenção à saúde, através da discussão dos problemas do setor no Município e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde. Com o tema “Implantação e Fortalecimento às Redes de Atenção à Saúde no Paraná”, as atividades focaram-se em cinco subtemas: Mãe Paranaense; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); Atenção Primária à Saúde; e Rede de Enfrentamento à Violência Intrafamiliar.
Como ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Danielli Martinez, a conferência é um importante momento para reflexão sobre o trabalho realizado na Saúde e resultou em excelentes proposições. “Essa é uma área muito sensível, onde constantemente lidamos com pessoas carentes, que necessitam que tenhamos olhar e cuidados realmente especiais com sua situação. É essencial trabalharmos buscando e propondo soluções para atender nossos cidadãos de maneira cada vez mais qualificada”.
Danielli fez questão de destacar a importância do trabalho da Comissão Organizadora para o sucesso do evento. “A Conferência é o momento de pontuação de um processo iniciado há mais de 60 dias. Essa equipe empenhou-se realizando as pré-conferências e pensando em cada detalhe da organização. Foram fundamentais no êxito obtido”.
Em viagem à Brasília, a Prefeita Lourdes Banach foi representada na abertura da Conferência pelo Secretário Municipal de Administração, Altair Campos de Sousa, que reafirmou o compromisso da gestão com a constante qualificação e estruturação da saúde no município. “Em 2013, colocamos a prefeitura em ordem. Em 2014, investimos em nosso parque de obras. Para 2015, a Saúde é nossa prioridade. Vamos dar infraestrutura e condições para que nossa população tenha acesso a serviços de excelência. Dar maior qualidade de vida ao ortigueirense é central em nosso projeto de gestão”, afirmou.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilmar Massalak, salientou a
importância dessa pausa para avaliação da situação da saúde no município e
elaboração de propostas para melhorar essa realidade. “É a oportunidade de nos
reunirmos com pessoas de diferentes locais e segmentos sociais. Com isso,
através da troca de idéias e experiências, podemos traçar um panorama amplo, o
qual serve como base para nossas sugestões e decisões”.
A 21ª Regional de Saúde foi representada por José Rui Miranda, que ratificou o apoio do órgão em eventos e ações que busquem melhorar a Saúde no município.
As
palestras ficaram a cargo de Isaias Cantoia – responsável por tratar do tema
central da Conferência: “Implantação e Fortalecimento às Redes de Atenção a
Saúde no Paraná” – e Bibiana Santos, que abordou a importância da construção da
“Rede de Enfrentamento à Violência Intrafamiliar”.
Fonte: Wanderley Rasera