Sexta-feira, 19 de junho de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 733 vezes
Curso abordou importância do combate à dengue
Ouvir matéria
Diretores, Coordenadores e Professores das escolas da Rede Municipal de Ensino participaram de formação sobre combate à dengue e questões ambientais. O objetivo é que os profissionais da educação dividam o conteúdo aprendido com colegas e o trabalhem em sala de aula com os alunos. A ação, trazida em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Klabin, é parte da 24ª Edição do Programa Caiubi de Educação Ambiental.
O curso, aplicado pelos professores José Lopes, da Universidade Estadual de Londrina, e Lindalva Pereira, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, ofertou aos presentes amplo panorama sobre a dengue. Começando por um olhar histórico sobre a doença, passando por um perfil do desenvolvimento biológico do mosquito, e abordando causas, conseqüências e medidas para o combate à dengue. Problemas ambientais que contribuem para a proliferação dos mosquitos também foram demonstrados, assim como a forma de solucioná-los, como, por exemplo, a necessidade de tratamento, reaproveitamento e destinação adequada do lixo para diminuição do número de insetos.
Secretaria Municipal de Educação, Elizete Carnelós, destaca que o curso foi trazido até nosso município pensando na importância social de professores e alunos enquanto multiplicadores de conhecimento.
“A dengue é uma questão que preocupa a todos e prevenção é o melhor caminho para combate-lá. Para tal, precisamos da colaboração de toda a população. Tendo isso em vista, é imprescindível que nossos cidadãos tenham acesso a informações qualificadas e assim possam contribuir fazendo a sua parte. Compreendemos a sala de aula como local estratégico para irradiação de conhecimento. Sabemos que a educação tem papel essencial a desempenhar nas questões ambientais e trabalhamos para cumpri-lo”, explica a Secretária.
Também participaram do curso Agentes Comunitários de Saúde e representantes do Colégio Sesi, da APAE e da Escola Indígena da Aldeia Queimadas.
Fonte: Wanderley Rasera