Quarta-feira, 07 de março de 2018
Última Modificação: 07/03/2018 11:30:01 | Visualizada 653 vezes
Ouvir matéria
Os medicamentos vencidos e descartados são considerados resíduos, que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, principalmente a água e ao solo. No entanto, o tratamento e a destinação final dos resíduos ainda se resumem na adoção de soluções imediatas, que geralmente se restringem no simples descarte, predominando os depósitos a céu aberto que contribuem para a destruição ambiental. Outro aspecto também muito relevante é quanto à saúde do ser humano, tendo em vista que o tratamento feito na água em que bebemos não trata residual de medicamento.
Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA estes resíduos estão enquadrados como resíduos perigosos e devem ser tratados com a devida atenção.
Assim como hoje já ocorre com as embalagens de agrotóxicos que devem ser devolvidas após o uso, a Prefeitura de Ortigueira, por meio da Sec de Agricultura e Meio Ambiente preocupada com a destinação de frascos de medicamentos veterinários utilizados nas propriedades e com o risco de contaminação do solo e da própria população envolvida lança como ação local e continua campanha de coleta de frascos de medicamentos e perfuro cortantes de uso veterinário que habitualmente são enterrados nas propriedades ou ate mesmo são estocados de forma indevida nos currais sem destinação correta, podendo vir a contaminar o solo e lençol freático, além de ser um risco para os usuários do local.
A campanha tem como objetivo dar destinação correta aos frascos de medicamentos veterinários vazios ou com medicação vencida, agulhas e lâminas de bisturi utilizadas no campo.
Para esta campanha estão disponibilizadas nas casas agropecuárias, Sec de agricultura, Emater, sindicatos e cooperativas, coletores próprios devidamente identificados que permitam o acondicionamento dos frascos de medicamentos e coletores de perfurocortantes.
A campanha será intensificada 1 vez por ano, porém os coletores estarão disponíveis permanentemente nos locais descritos.
A campanha procura abranger não somente os produtores rurais, mas também ao consumidores de medicamentos veterinários da área urbana.
A prefeitura realizará a coleta 1x por mês dos produtos estocados nas lojas sendo destinado para empresa especializada no tratamento de resíduos químicos e biológicos.
Como o produtor deve proceder
• Separar e acondicionar de forma devida o material por classe : frascos de medicamentos ou vacinas dos Perfuro cortante (agulha, bisturi, seringa).
• Entregar os resíduos nos pontos de coleta identificados: Lojas Agropecuárias, Cooperativas, Emater, Sindicatos e Secretaria de Agricultura.
Fonte: CAMPANHA PARA COLETA DE FRASCOS DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS E PERFURO CORTANTES