Terça-feira, 07 de abril de 2020
Última Modificação: 08/04/2020 13:59:32 | Visualizada 702 vezes
"Todos os homicídios estão solucionados", diz o delegado André Garcia
Ouvir matéria
Os homicídios dolosos diminuíram em Ortigueira. Foi uma morte a menos de janeiro a dezembro de 2019, quando houve quatro homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior (5 casos) – uma redução de 20%. Os dados foram divulgados no dia 30 de março pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/PR).
Para o delegado-titular de Ortigueira, André Garcia, a queda do número de homicídios é reflexo do trabalho de investigação realizado na cidade. “Desbaratamos uma quadrilha no ano passado e todos os homicídios estão solucionados. Considerando o histórico e a extensão territorial do município, é um número positivo”, avalia Garcia.
O apoio da Prefeitura de Ortigueira à 2ª Companhia de Polícia Militar e o aumento do número de agentes, de acordo com o secretário municipal de Governo, Marcos Anielo, possibilitaram um cenário mais seguro para a população.
“A queda de homicídios é um reflexo, também, do trabalho desenvolvido pela prefeita Lourdes Banach. Quando ela assumiu, em 2013, havia apenas dois agentes policiais na cidade. Atualmente, há de quatro a seis agentes. Há, ainda, todo nosso apoio para custear a alimentação dos funcionários e ceder materiais de limpeza e higiene”, observa Anielo.
De acordo com o Relatório Estatístico Criminal, o número de casos de latrocínio (roubo seguido de morte) manteve-se inalterado, com um caso - já solucionado - em ambos os anos.
Lesão corporal
Pela primeira vez, desde 2012 - ano em que os relatórios da Sesp começaram a incluir Ortigueira e outros municípios paranaenses -, a cidade registrou, em 2019, um caso de lesão corporal seguida de morte.
Segundo o delegado-titular de Ortigueira, o caso foi registrado, inicialmente, como lesão corporal e, com o avanço das investigações, passou a integrar a estatística de homicídios dolosos. Dessa forma, o caso está presente nas duas categorias do relatório.
Em queda
No Paraná, o ano de 2019 registrou o menor número de homicídios dolosos dos últimos 13 anos. Foram 175 mortes a menos de janeiro a dezembro do ano passado, quando houve 1.780 homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.955 casos). O resultado representa uma redução de 9% de homicídios dolosos.
Saiba mais sobre o trabalho da Prefeitura de Ortigueira em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira/?ref=br_rs