Sexta-feira, 31 de julho de 2020
Última Modificação: 31/07/2020 15:13:53 | Visualizada 732 vezes
Reportagem retomou o histórico do mel na cidade e revelou a trajetória de dois jovens produtores
Ouvir matéria
Ortigueira foi um dos destaques da edição de domingo (19) do programa “Caminhos do Campo”, veiculado pela RPC, afiliada da TV Globo. Dois terços de uma reportagem sobre a produção de mel no Paraná foram dedicados à cidade.
Em cerca de seis minutos – de um total de aproximadamente nove minutos de reportagem –, a equipe de jornalismo da RPC revelou que Ortigueira tem a maior produção de mel do Estado, com cerca de 10 a 12 mil colmeias, e que, durante o verão, cada colmeia chega a ter até 80 mil abelhas.
A reportagem exibiu a trajetória de dois ortigueirenses, João Lucas e Rafael Alves, alguns dos mais jovens produtores de mel da região, de acordo com a reportagem. Os dois nasceram em Ortigueira, estudaram em outros municípios, tiveram empregos e resolveram voltar para a cidade, trabalhando junto com a família na produção de mel. Eles estão entre os 300 produtores da região, conforme dados da Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).
Iniciada nos anos setenta, a apicultura em Ortigueira se transformou em uma das principais atividades econômicas da cidade. A reportagem relembra que a cidade foi o primeiro produto do Paraná a receber o registro de denominação de origem, que reconhece características encontradas somente em uma região.
Além de Ortigueira, a reportagem aborda, também, o processo de exportação do mel, feito por uma empresa de Maringá - assista ao vídeo da reportagem e leia a matéria completa publicada no site do G1.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
http://www.ortigueira.pr.gov.br/
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira