Terça-feira, 02 de fevereiro de 2021
Última Modificação: 03/02/2021 09:46:15 | Visualizada 2347 vezes
Até a manhã desta terça (2), a Seduc contabilizava 2.250 alunos matriculados
Ouvir matéria
Começam na quinta-feira (4) as aulas nas escolas municipais de Ortigueira. As matrículas podem ser feitas até 8 de março - saiba mais no final do texto. Devido à pandemia do cornavírus, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) optou pelo modelo remoto. Ainda não há previsão de quando as escolas municipais vão oferecer o ensino presencial.
Até a manhã desta terça (2), a Seduc contabilizava 2.250 alunos matriculados. O número, porém, deve aumentar já que as matrículas continuam abertas na rede municipal.
“Não podemos colocar em risco a saúde de nossos filhos e dos nossos professores. Vamos acompanhar o desenvolvimento da pandemia e a distribuição da vacina para poder tomar, a qualquer momento, uma nova medida”, diz o secretário municipal de Educação, Claudio Carneiro.
A falta de equipamentos para a produção de conteúdo virtual de qualidade e a realidade socioeconômica das famílias dos alunos inviabiliza, segundo o secretário, a proposta de atividades e de aulas online.
“Precisamos compreender a nossa realidade: muitos moradores não têm acesso à internet, então não adianta disponibilizar material online. Vamos insistir na distribuição das atividades físicas”, diz.
Em outubro do ano passado, segundo o secretário de Educação, foi realizada uma pesquisa com os pais dos alunos para observar se havia interesse de que as aulas presenciais retornassem no município. “90% foram contra”, lembra Carneiro. A proposta da Serduc é realizar uma nova pesquisa para avaliar a opinião dos ortigueirenses. Ainda não há data definida para o início da pesquisa.
Retomada sem aglomeração
Ao todo, a rede municipal de ensino tem 215 profissionais que retomam nesta terça (2) as atividades internas em 12 escolas e cinco CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).
Em meio à pandemia, a rotina dos professores era ir às instituições de ensino, em esquema de rodízio, uma ou duas vezes por semana – dependendo da instituição – onde preparavam aulas e distribuíam as atividades aos pais dos alunos. Os demais dias da semana eram de trabalho em casa.
As instituições de ensino são equipadas com álcool em gel 70% e higienizadas frequentemente. “Os professores se organizam e trabalham com esquemas de escalonamento. É um lugar de trabalho muito seguro, sem qualquer tipo de aglomeração. Tomamos todos os cuidados, cumprindo rigorosamente as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus”, comenta o secretário municipal de Educação.
MATRICULE-SE
Creches e CMEIs na Seduc (Avenida Laurindo Barbosa de Macedo, 1.075 - Centro). Segunda a sexta: 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
1º a 5º anos nas próprias instituições de ensino. Segunda a sexta: 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira