Sexta-feira, 12 de março de 2021
Última Modificação: 12/03/2021 14:07:10 | Visualizada 1514 vezes
Ouvir matéria
Em relação à intervenção iniciada na quarta-feira (10) no lago municipal, à beira da Avenida Paraná, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que todos os cuidados foram tomados em relação aos peixes. Máquinas e servidores vão atuar apenas na parte que foi esvaziada no início da semana, enquanto os peixes permanecem submersos nas águas do lago.
Durante o esvaziamento do lago, duas grelhas foram instaladas no córrego e no lago, ambos à beira da Avenida Paraná, para que os peixes pudessem permanecer na parte antiga do lago municipal.
Ao todo foram esvaziados cerca de 4,4 milhões de litros de água, o equivalente a um quinto do total do lago. Aos peixes ainda há disponível aproximadamente 17,6 milhões de litros de água no local. A previsão é iniciar o reabastecimento no sábado (13).
Na manhã desta sexta-feira (12), a comporta do novo lago municipal foi fechada e será reaberta à tarde para manter a oxigenação da parte antiga do lago e garantir o bem-estar dos peixes.
A intervenção no lago municipal é necessária porque foi constatado que o nível do lago estava baixando e havia um vazamento no escoadouro. O grande volume de chuva neste início de ano e o fato de a lâmina d'água não aumentar reforçaram a necessidade da intervenção no local.
Foi constatado, também, que parte do tubo do escoadouro poderia se romper a qualquer momento, com riscos à pavimentação da Avenida Paraná e, consequentemente, de inundação aos bairros próximos ao lago.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira