Sexta-feira, 26 de março de 2021
Última Modificação: 26/03/2021 10:28:29 | Visualizada 685 vezes
"Não é aceitável aumentar o preço do pedágio", afirma Ary Mattos
Ouvir matéria
O prefeito Ary Mattos participam nesta manhã da audiência pública remota realizada por deputados que integram a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná.
O objetivo é debater o modelo de pedágio proposto pelo Governo Federal para as rodovias do Estado, que prevê a instalação de novas praças.
A audiência ouvirá a população, lideranças políticas e a sociedade civil organizada das cidades de Telêmaco Borba e Ortigueira, na região dos Campos Gerais. As rodovias da região estão inseridas no Lote 3 que abrange um total de 561,97 km de estradas.
"Se aumentarem as praças de pedágio, vai se tornar inviável para os produtores e para a nossa população", critica Mattos. "Também não é aceitável aumentar o preço do pedágio", observa, em referência às praças na BR-376, localizadas nos km 321 e 377, com valores que oscilam de R$ 6 a R$ 11,90, dependendo do veículo.
Reforçando o posicionamento de Mattos, o vice-prefeito Gilson Vinutti também criticou a possibilidade de instalação de novas praças na região. "A população de Ortigueira já sofre um desgaste, já está ilhada por dois pedágios".
Prazo prorrogado
A Agência Nacional de Transpotes Terrestres (ANTT) prorrogou para o dia 5 de abril o prazo das consultas públicas para que as sugestões sejam apresentadas.
A Frente Parlamentar sobre o Pedágio elenca pontos questionáveis, como a previsão de instalação de novas praças, o degrau tarifário e o formato de contrato de outorga.
A Frente Parlamentar já realizou audiências de forma presencial nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Cornélio Procópio, Guarapuava, Francisco Beltrão e Apucarana e uma audiência totalmente remota na cidade de Umuarama.
Acompanhe ao vivo em:
www.assembleia.pr.leg.br
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira