Segunda-feira, 02 de julho de 2012
Última Modificação: // | Visualizada 5101 vezes
NOVA FÁBRICA DA KLABIN
Ouvir matéria
O Instituto Ambiental do Paraná irá realizar, no dia 12 de julho, às 19h00, no Ginásio de Esportes \"Litinho\", uma audiência pública referente ao pedido de licença ambiental feito pela Klabin, para a instalação da nova fábrica de celulose em Ortigueira.
O projeto da fábrica em Ortigueira chama-se Puma (Onça parda), devido a presença do felino nas florestas da empresa. O investimento da Klabin será de R$ 6,8 bilhões. Segundo o prefeito, Geraldo Magela, \"é extremamente importante que a população participe dessa audiência, apontando o que espera da Klabin\".
A projeção é que, dentro de alguns anos, além da fábrica de celulose, possa ser construída uma segunda fábrica, de papel, o que geraria mais empregos no município. Segundo os dados apresentados, a empresa realiza pesquisas florestais na região, que é uma das mais produtivas do mundo, há mais de 60 anos. A capacidade inicial de produção será de 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra curta, fibra longa e fluff (utilizada em fraldas descartáveis e outros produtos). De acordo com o projeto, a fábrica será a maior unidade do mundo em produção, em uma única linha, de celulose de pinus e eucalipto.
Programa Básico Ambiental - PBA
O PBA do projeto PUMA está disponível no seguinte linkhttp://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=646 (item 75- Complexo Industrial para Fábrica de Celulose - Municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba-KLABIN . S.A), e tem base com dados estatísticos e levantamentos socioeconômicos da região. Neste link, está disponível todo o estudo do impacto ambiental, incluindo o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental).
Para saber mais sobre a nova fábrica da Klabin em Ortigueira, clique aqui.
Fonte: Fernanda Rodrigues