Quinta-feira, 28 de maio de 2020
Última Modificação: 29/05/2020 08:26:04 | Visualizada 717 vezes
Perfil dos pacientes será publicado na sexta (28) de manhã
Ouvir matéria
Ortigueira tem quatro novos casos suspeitos de Covid-19. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. Confira o perfil dos pacientes:
- Mulher, 28, sem histórico de viagens. Sintomas: congestão nasal, febre, dor de garganta, tosse, diarreia, cefaleia. Teve contato domiciliar com profissional da Saúde. Profissão não foi divulgada.
- Mulher, 30, servidora da Saúde atuante na linha de frente do combate ao coronavírus. Sintomas: dor muscular, cefaleia, fraqueza, dor de garganta, sem histórico de viagens.
- Homem, 23, sem histórico de viagens. Sintomas: falta de ar moderada, dificuldade para engolir alimentos, congestão nasal, tosse, dor de garganta e coriza.
- Homem, 32, profissional da Saúde, com viagens a trabalho para Ponta Grossa, Arapongas e Londrina. Paciente tem hipertensão arterial. Desde o dia 26/5, ele relata falta de ar leve diarreia, calafrios, febre dor muscular, cefaleia, fraqueza, congestão nasal, tosse, dor de garganta, coriza e congestão conjuntiva.
Todos os quatro casos seguem em isolamento domiciliar e sob monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica de Ortigueira.
Além dos 12 casos suspeitos, a cidade tem 1 caso confirmado e 21 descartados. O primeiro caso confirmado de Covid-19, anunciado no domingo (24), é o de uma servidora de 31 anos, que atua na linha de frente de combate ao coronavírus na Secretaria Municipal de Saúde e está afastada do trabalho desde o dia 5 de maio.
A mulher teve o exame coletado no dia 21 de maio, na própria residência, por um servidor devidamente paramentado que seguiu rigorosamente as normas do Ministério da Saúde. A servidora apresentava sintomas como coriza, mal-estar, perda de olfato e cefaleia. Ela está afastada desde o início do mês, quando fez um procedimento cirúrgico em Campina Grande do Sul - a 300 km de Ortigueira.
A paciente está estável e não apresenta sintomas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ela segue sob monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica do município e aguarda o resultado dos exames.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira/
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira